Nintendo, um verdadeiro deleite para seus Clientes!!!


Você gosta de vídeo games? Se gosta e tem mais de 30 anos, deve se lembrar do ATARI 2600, o console que foi o marco do verdadeiro início dessa indústria milionária dos games!!! Lembra do Pifall, Hero, River Raid?

Desde então muitas gerações sucederam este ícone, sempre trazendo novidades como gráficos melhores, processadores mais velozes e controles mais sofisticados...

2005 marcou a chegada da nova geração dos consoles com o substituto do mega power bem sucedido PS2 (play station 2), o PS3.

O campeão em vendas, até agora, é o Nintendo Wii que já vendeu mais de 50.000.000,00 de unidades; Mais do que os 30 mihlões do Xbox 360 e dos 23 milhões do PS3.

O que tornou o Wii o campeão de vendas? A Nintendo seguiu um caminho diferente dos demais concorrentes...

Ao invés de investir nos gráficos e na velocidade, o Wii investiu em sensores (baratos) colocados nos seus controles, proporcionando uma experiência diferenciada com uma fantástica interatividade.

Mas, não é só isso!

Com o Wii e sua tecnologia (barata), mas cheia de interatividade, a Nintendo obteve um lucro considerável, diferentemente de seus concorrente que perderam dinheiro no lançamento de seus consoles, acreditando que iam recuperar na venda de licenciamentos depois.

Quer ver?
O Xbox premium custava $525 para ser produzido e foi lançado no mercado por $400 dólares; Já o PS3 custava $800 dólares para ser produzido e foi vendido no seu lançamento por $600.

E o Wii? Custava $158 para ser produzido e foi lançado por $250 dólares.


Como a Nintendo conseguiu isso? Primeiro, mantendo quase a mesma tecnologia de gráficos e processadores utilizadas em versão anteriores (O que fez o produto ficar mais barato, pois a tecnologia já existia) e investindo em um grande diferencial que também não onerava o produto, mas causaria um grande impacto.

Depois, entregando muito mais do que um produto, entregando uma experiência com muita interatividade e a um preço mais do que honesto na percepção dos Clientes!

Isso mostra a importância de dosarmos corretamente as soluções pros Clientes. Conhecer sua clientela é fundamental para que isso aconteça concorda?

O que é melhor? No caso dos games, a Interatividade e a experiência ao preço cobrado fez toda a diferença. Oferecer algo diferente dos demais, com cara e qualidade bacanas, num preço que ele vai se orgulhar de pagar!!!

Às vezes queremos tanto fazer o melhor, que nos esquecemos de avaliar se o Cliente está disposto a pagar, se vai achar justo ou até necessário...

E outras vezes procuramos tanto uma forma de fazer diferente lá fora, vendo o que outros estão fazendo que acabamos esquecendo que a solução pode estar e acredite, muitas vezes está na própria empresa, em algo que já existe e que só precisa ser aperfeiçoado, divulgado ou melhor trabalhado...

Isso pode ser em relação a gente, processos e/ou tecnologia, pense nisso!!!
Posted on 07:00 by Frederico Alecrim and filed under , , , | 0 Comments »

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