Mídia social, um caminho sem volta!

As mídias sociais são realmente um bom negócios para as empresas? Já sei, você deve estar pensando, por que não?

As mídias sociais tem democracia total, certo? Logo, tem o lado bom e o lado ruim desta liberdade... Por exemplo, permite qualquer um em qualquer lugar, ser, fazer e tomar parte de alguma coisa.

A questão é que, alguns executivos gostam de ter e manter o controle sobre algumas coisas como a sua marca, sua reputação, etc.

E quando falamos em mídias sociais, não há como controlar o seu conteúdo e seu grande poder de espalhar este conteúdo de forma massiva, rápida e impactante!!! para alguns isso é um martírio e fonte de resistência a esse incrível mundo novo...

A questão hoje não é de como evitar que certas coisas se propaguem pois elas se propagarão querendo ou não... A questão é como fazer a gestão disso tudo daqui pra frente... Como utilizar as mídias sociais a seu favor deve ser o desafio!!! seu e de toda sua equipe. Ah, e não tem fórmula mágica não... O que pode funcionar para uns, pode não funcionar para outros.

Todos os dias novas idéias surgem, como já falamos aqui no post sobre o twitter

...poucas realmente trazem os retornos desejados.

Temos um exemplo recente de grande sucesso que foi a campanha do Obama. Ele utilizou, de uma forma até então inimaginável para um político e sua campanha, o poder dessas mídias sociais... Essa campanha ganhou recentemente nada mais nada menos que um super prêmio em Cannes ( o oscar da propaganda mundial).

Só para lembrar a força deste "mundo", hoje no Brasil são mais de 29 milhões de pessoas conectadas a algum tipo de rede social.

Quem mais tem procurado conhecer este mundo no Brasil, é a classe política; É claro que motivada pelo sucesso do Obama em sua campanha.

Onde mais esta classe tem investido? No microblog twitter. De acordo com o Politweets, ferramenta que contabiliza a participação de políticos no mundo famoso do microblog, um governador, 13 senadores, 27 deputados federais e quatro deputados estaduais se tornaram "tuiteiros".

Enquanto isto muitas empresas e profissionais continuam negando, ou dando a mínima para o poder das mídias sociais. deixa falar uma coisa? É um caminho sem volta!!! Então é bom encontrar teu caminho neste universo, já!!!


Alguns usos que estão sendo feitos:

- Recrutamento e seleção;

- Canal direto de comunicação com seus Clientes para coleta de feedbacks e /ou entendimento de seu perfil de consumo através da análise do estilo de vida deles.

- Divulgação e lançamento de produtos

- Monitoração de sua reputação através de acompanhamento da menções feitas a seus produtos, sua marca...

entre outras já comentadas em "posts" anteriores...













Posted on 07:00 by Frederico Alecrim and filed under , | 0 Comments »

0 comentários: