Best Buy e o Crowdsourcing

Já falei algumas vezes da Best Buy por aqui;

como conseguiu se destacar através de serviços como o seu Geek Squad;

do investimento em marcas próprias de produtos;

também do aumento da contratatação de profissionais mulheres para aumentar sua fatia feminina de Clientes;

entre outras coisas que fizeram e fazem da Best Buy uma grande empresa de Sucesso.

O maior perigo ao chegar a posição de liderança e grandiosidade da Best buy , é a perda da humildade, dos valores e passar por um processo de miopia, super auto valorização (o famoso ficar se achando) e bloquear os ouvidos e a mente...

Muiutas empresas passaram e passam por isso e a consequência? Muitas fecharam, outras foram vendidas...

Na Best Buy isto parece estar longe de acontecer. A empresa sempre responde rapidamente aos desafios do mercado...

Estão sempre com a mente bem aberta, e isso inclui ouvir as boas idéias que venham dos Clientes.

Eles agora tem mais um canal aberto para ouvir essas idéias, A CAIXA DE SUGESTÕES ON-LINE!!!

Chama-se Troca de idéias best Buy, ou simplesmente IdeaX:


É uma espécie de versão digital daquelas caixas de sugestões antigas que algumas empresas tinham ou ainda tem.

O que a best Buy fez foi um upgrade na idéia, adaptando-a para o século 21.

Ok, você deve estar pensando, mais e daí? É só isso?

Claro que não! Tem mais A IdeaX é mais interessante por estar de acordo com a nova era das redes sociais modernas...

Como assim? Ao invés de um espaço para digitar sugestões que logo após serem enviadas desaparecem como um correio eletrônico, a Best Buy escolheu fazer diferente!!!

As sugestões são postadas em um blog dedicado: Um tipo de rede social com live stream, fórum, blog etc... Tudo aberto ao público*!

É só colocar sua idéia e clicar em compartilhar!!!

É possível comentar e votar nas melhores idéias. Existe um campo que mostra as idéias mais recentes e as mais populares. Outro campo trás o feedback da empresa sobre as idéias recebidas.

O que achou da idéia? Simples, direta, utilizando um canal de grande abrangência...

Só uma coisa, existem os termos de utilização:

Qualquer idéia ou sugestão feita, é não confidencial e passa a ser direito da empresa fazer o que quiser com ela; não tendo você nenhuma participação ou remuneração por isso. Por exemplo, se você der uma idéia que economize ou aumente em milhões o faturamento da empresa, você não terá nenhum direito sobre isso. A partir do momento que foi enviada, sua idéia passa a ser propriedade intelectual deles.

Ah claro, nas regras de utilização também tem o seguinte: a Best Buy também pode rejeitar qualquer idéia sugerida antes de ser postada caso a mesma cause algum dano a imagem da empresa.

Quer visitar? vai lá: http://bestbuyideax.com/

E aí? Você tem uma comunicação aberta com seus consumidores? Como você você faz? O que você faz com as informações que vem desta comunicação?

Lembre-se que quando uma pessoa dedica tempo para escrever, digitar, ligar ou seja lá o que for para elogiar, sugerir, reclamar algo é por que ainda acredita na relação!

Então não perca a opotunidade de responder valorizando o tempo que ele dedicou a você! Isto faz com que ele acredita em você e na ferramenta escolhida por você para ter este canal de comunicação aberto.
Posted on 07:00 by Frederico Alecrim and filed under , | 0 Comments »

0 comentários: