Histórias pra contar ou só o preço interessa! parte 1

No dia 7 de agosto estréia, mais um filme nacional, o contador de histórias.
Pelo trailler, parece mais um ótimo filme nacional dessa nova safra...
Uma coisa me chamou atenção: É a história verdadeira de uma pessoa, Roberto Carlos Ramos, que hoje é tido como um dos maiores contadores de histórias do MUNDO! e quem não gosta de uma boa história? Todo mundo gosta...
E por falar em história, você sabe a importância de histórias para o seu negócio?
Bom, o título deste post já fala né? Se o seu negócio não tem boas histórias para contar, a única história que o Cliente vai querer ouvir é...
...exatamente, o preço.
Por uns anos trabalhei como diretor de uma empresa que tinha uma rede de lojas de perfumes e cosméticos... Entre os perfumes tinha um bem especial, o Eau du Soir da Sisley.

O que ele tinha de especial? Primeiro o preço: R$ 900,00 a versão 100ml. O que achou? caro?
Eu diria que depende!!!
No início ele era demonstrado ao Cliente como qualquer outro perfume... O Cliente perguntava por um perfume para presentear alguém muuuito especial e...
As vendedoras pegavam e mostravam. Quando tinha um "tester" (aqueles frascos do perfume que vem para demonstrar ao Cliente), elas colocavam um pouco em um "bloter"(aquele papelzinho em tira, específico para borrifar o perfume).
E aí? Chegava o preço e na maioria das vezes havia resistência!!! A própria vendedora achava caro.
Como melhoramos isso? Contando histórias. Como assim?
Sempre ouvia de pessoas que iam a França, como o pessoal na Sephora apresentava alguns perfumes, contando histórias emocionantes sobre cada um.
Essas histórias contadas por quem foi até lá, criavam uma imagem forte de cada perfume, ajudando na reputação e gerando desejo em quem as ouvia. E mais, cada pessoa que ouvia tcontava para mais pessoas. resultado? um grande boca a boca. Bom ou não?

Claaro que sim!
Numa viagem a França, não resisti e advinhem? Claro, fui na Sephora da Champs Elyseés e enquanto minha esposa via alguns produtos, não resisti... Fui perguntar pelo Eau du soir.
Qual a diferença entre o vendedor que me atendeu e a forma como vendíamos por aqui? A história!
Assim que pedi o perfume, o vendedor muito simpático foi até o lugar do perfume, antes de pegá-lo, colocou uma luva branca e o trouxe como se fosse numa bandeja. Achei isso o máximo, mas fiquei curioso em como ele iria explicar isso...
Ele então começou a falar: Este é o Eau du Soir, também conhecido como a jóia líquida; era o perfume predileto da Lady Di antes de falecer.
Enquanto o cara ia falando eu ia ficando com a boca literalmente aberta com aquela história e como ela valorizava o produto. e não foi só o que ele falou, mas também todo o ritual que ele fez ao colocar as luvas e o jeito de pegar o perfume... Tudo parte da história a ser contada. UAU!!!

Quando ele falou o preço, isso já era o que menos interessava. Se não levasse o perfume não era por achar caro e sim por que não tinha o dinheiro, o que é bem diferente. Virou objeto de desejo!
Percebeu a diferença que a história fez?
Quando ouvimos uma boa história sobre um produto ou empresa, ou ainda um profissional de uma empresa, contamos para outras pessoas... esse processo acaba tornando-se uma divulgação direta e gratuita!
É claro que a equipe de vendas e atendimento precisa ouvir estas histórias também, para que assimilem e as guardem na cabeça e no coração e para que, quando estiverem com os Clientes falem com a alma!!!
Estas histórias podem ser simples e curtas, mas tem que ser emocionantes, e verdadeiras.
acabou? nãaaao, tem mais um post falano sobre esse tema.
Enquanto isso, vai pensando... Sua equipe de vendas e atendimento conta histórias verdadeiras e emocionantes sobre seus produtos e serviços? Está esperando o quê?
até o próximo post sobre esse tema!
E por falar em história, você sabe a importância de histórias para o seu negócio?
Bom, o título deste post já fala né? Se o seu negócio não tem boas histórias para contar, a única história que o Cliente vai querer ouvir é...
...exatamente, o preço.
Por uns anos trabalhei como diretor de uma empresa que tinha uma rede de lojas de perfumes e cosméticos... Entre os perfumes tinha um bem especial, o Eau du Soir da Sisley.

O que ele tinha de especial? Primeiro o preço: R$ 900,00 a versão 100ml. O que achou? caro?
Eu diria que depende!!!
No início ele era demonstrado ao Cliente como qualquer outro perfume... O Cliente perguntava por um perfume para presentear alguém muuuito especial e...
As vendedoras pegavam e mostravam. Quando tinha um "tester" (aqueles frascos do perfume que vem para demonstrar ao Cliente), elas colocavam um pouco em um "bloter"(aquele papelzinho em tira, específico para borrifar o perfume).
E aí? Chegava o preço e na maioria das vezes havia resistência!!! A própria vendedora achava caro.
Como melhoramos isso? Contando histórias. Como assim?
Sempre ouvia de pessoas que iam a França, como o pessoal na Sephora apresentava alguns perfumes, contando histórias emocionantes sobre cada um.
Essas histórias contadas por quem foi até lá, criavam uma imagem forte de cada perfume, ajudando na reputação e gerando desejo em quem as ouvia. E mais, cada pessoa que ouvia tcontava para mais pessoas. resultado? um grande boca a boca. Bom ou não?
Claaro que sim!
Numa viagem a França, não resisti e advinhem? Claro, fui na Sephora da Champs Elyseés e enquanto minha esposa via alguns produtos, não resisti... Fui perguntar pelo Eau du soir.
Qual a diferença entre o vendedor que me atendeu e a forma como vendíamos por aqui? A história!
Assim que pedi o perfume, o vendedor muito simpático foi até o lugar do perfume, antes de pegá-lo, colocou uma luva branca e o trouxe como se fosse numa bandeja. Achei isso o máximo, mas fiquei curioso em como ele iria explicar isso...
Ele então começou a falar: Este é o Eau du Soir, também conhecido como a jóia líquida; era o perfume predileto da Lady Di antes de falecer.
Enquanto o cara ia falando eu ia ficando com a boca literalmente aberta com aquela história e como ela valorizava o produto. e não foi só o que ele falou, mas também todo o ritual que ele fez ao colocar as luvas e o jeito de pegar o perfume... Tudo parte da história a ser contada. UAU!!!
Quando ele falou o preço, isso já era o que menos interessava. Se não levasse o perfume não era por achar caro e sim por que não tinha o dinheiro, o que é bem diferente. Virou objeto de desejo!
Percebeu a diferença que a história fez?
Quando ouvimos uma boa história sobre um produto ou empresa, ou ainda um profissional de uma empresa, contamos para outras pessoas... esse processo acaba tornando-se uma divulgação direta e gratuita!
É claro que a equipe de vendas e atendimento precisa ouvir estas histórias também, para que assimilem e as guardem na cabeça e no coração e para que, quando estiverem com os Clientes falem com a alma!!!
Estas histórias podem ser simples e curtas, mas tem que ser emocionantes, e verdadeiras.
acabou? nãaaao, tem mais um post falano sobre esse tema.
Enquanto isso, vai pensando... Sua equipe de vendas e atendimento conta histórias verdadeiras e emocionantes sobre seus produtos e serviços? Está esperando o quê?
até o próximo post sobre esse tema!
1 comentários:
Nossa interessantíssimo! Como uma história bem colocada valoriza o produto e o agrega valor.
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