Onda GRÁTIS: "Freepremium"

Você já parou para pensar na possibilidade de usar o metrô ou um ônibus, adquirir um livro, tomar um cafézinho ou uma roupa da moda; tudo isso, sem gastar nada?

Bom... essa realidade pelo menos fisicamente, ainda não temos... Mas virtualmente podemos perceber que estamos em uma realidade cada vez mais voltada ao "grátis".

Muitos serviços que usamos na internet são grátis.

Tudo bem , você pode estar pensando... Mas isso não é nenhuma novidade, afinal a Gilette dava aparelhos de barbear para vender lâminas.

Na internet, o Google é campeão em oferecer serviços gratuitos como: Orkut, youtube, calendar, Google Docs e o seu próprio buscador. E como eles se sustentam? Através de anunciantes, lógico!


Na revista Exame de Julho saiu uma matéria sobre o novo livro do autor de "A Cauda Longa", Chris Anderson, chamado "Free - The Future of a Radical Price" (Grátis - o futuro de um preço radical, em tradução livre) com previsão para ser lançado no Brasil em meados de Julho/Agosto.

Neste livro ele está sendo muito criticado por suas teorias, porém, uma delas já vemos com frequência e é muito usada no mercado. Chris Anderson chama de "freepremium".

... Um serviço grátis é oferecido e junto com ele existe uma versão melhorada, porém, paga. Como exemplos temos o Skype, versões online de jornais como o UOL ou Financial Times, o site de fotos Flickr, etc.

Aqui no Brasil, um exemplo bem sucedido dessa estratégia é a Curriculum. Um site de pesquisa de vagas de emprego e profissionais.

Enquanto os sites de emprego cobram uma taxa mensal para quem procura um emprego e para quem procura profissionais, a Curriculum faz diferente e oferece seus serviços gratuitamente; tanto para quem procura um emprego como para quem procura profissionais.

Porém, quem quiser um destaque na página de busca, ou maiores informações de seus candidatos, pode adiquirir sua versão melhorada pagando uma pequena taxa.

E você, já pensou como vai usar a estratégia "freepremium" para conquistar novos Cliente e re-consquistar os antigos? Será que você tem como oferecer algo grátis para ser elogiado sempre??? Será que pode funcionar para você e seu negócio?

Me conta depois hein...
Posted on 07:00 by Frederico Alecrim and filed under , , | 0 Comments »

0 comentários: